Speakers

Victoria Haidamus

Digital Product Designer

E tu, ainda precisas de um escritório para trabalhar?
Victoria Haidamus é digital product designer e já ajudou empresas a desenvolverem seus produtos digitais utilizando design e tecnologia. Co-fundou o movimento Officeless, disseminando a cultura do trabalho remoto pelo Brasil. Designer pela Universidade de Brasília, passou por escolas, como a Parsons (Nova Iorque), Instituto Europeu de Design (Madrid) e Product School (São Francisco). Hoje, ela usa todo esse repertório de design, trabalho remoto e gerenciamento de projetos digitais trabalhando de forma independente com a sua rede de parceiros.

Cláudio Cigarro

Designer – Namecheap

Como fazer o trabalho remoto funcionar? – Tecnologia e Comunicação
9 anos de experiência profissional com Design e Branding faz do Cláudio um Designer com um objetivo bem definido: ajudar as startups e empresas a criar marcas disruptivas que se destacam no mercado atual. Atualmente é Communication Designer remoto na gigante tecnológica Namecheap, uma das maiores empresas de hosting e domínios a nível mundial mas já passou por vários projetos como o Brixel, onde liderou a equipa de Product Design e também esteve na Direção Criativa da agência ACT Digital. Formado em Design Industrial pela Escola Superior de Design e Artes das Caldas da Raínha, o Cláudio já viu um produto criado por si em revistas de design e publicações em livros. Para alimentar a criatividade, o Cláudio está certo de que não há nada melhor do que trabalhar remotamente.

Mariana Naccaratti

Country Manager – Iati

Porque estamos a apostar no nomadismo digital?
Mariana Naccaratti é especializada em estratégias de marketing digital e aplicação da inovação em negócios. Possui ampla experiência em gestão comercial e expansão de negócios para empresas em Itália, Brasil e Espanha nos últimos 10 anos. Hoje é responsável de Expansão de Negócios para a Iati Seguros, corretora de seguros espanhola líder no mercado de seguros online em Espanha. Licenciada em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM Rio de Janeiro, Brasil), possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV Rio de Janeiro, Brasil).

Joana Pais Afonso

Employer Branding – Deloitte

O trabalho remoto como acelerador de Employer Branding
Especialista, oradora e formadora em Marketing e Employer Branding com 15 anos de experiência profissional em vários setores de atividade.

Atualmente desempenha funções como Employer Branding and Global Programs Supervisor na Deloitte, e no passado desempenhou funções ligadas ao Marketing Digital, Direção de Vendas, Comunicação e Employer Branding em empresas como a OutSystems, The Yeatman hotel, SIC, Accor Hotels e a agência de eventos e live marketing VOQIN.

Tem um perfil internacional por ter vivido em 2 países e quase “adotado” um terceiro. Tirou o certificado internacional de Employer Branding da Universum Academy (Suécia) em 2019, a Pós-Graduação de Marketing Digital no IPAM Lisboa em 2014, o Mestrado em Gestão de Turismo na ESCAET em 2014 (França) e o Bachalerato de Turismo na ENC Bessières em Paris (França) em 2001.

Steven Ebbers

Co-fundador – Nomad Academy

Own What You Do – For those who feel there has got to be more to live than this….
O Steven é Nómada Digital há dois anos e meio. A combinação de um Mestrado em Psicologia com o facto de ser um atleta profissional, levou-o a mergulhar no mundo das startups de crescimento pessoal. O Steven aprecia conversas longas sobre o significado das coisas, sobre hábitos e como tirar o melhor proveito das situações da vida. O seu foco principal é a conexão do ser humano consigo mesmo e com os outros e é essa a razão pela qual o Steven constrói boas parcerias com empresas inspiradoras e tem uma paixão séria pela mentoria.

Alexandre Solleiro

Head of Product – Remote.com

How to employ and be employed remotely across borders
Atualmente o Alex é Head of Product na Remote. Foi também Senior Product Manager na Unbabel e fez consultoria de Produto para outras empresas e startups. Uma das suas peculiaridades é utilizar processos de trabalho remote-friendly em todo o lado, os quais aprendeu e desenvolveu nos seus 4 anos de experiência como Product Manager remoto. Antes de ser pai de família, o Alex fundou o Liberdade 229 que foi o primeiro espaço de coworking em Lisboa, foi sócio na empresa Quodis e também fundou a sua própria empresa de desenvolvimento de produto, a Manybots. Nessa época foi também orador, organizador de eventos e, no fundo, um dinamizador da comunidade na capital. Antes de tudo isso, após se formar na Neoma Business School em França viveu a sua juventude em cinco países onde trabalhou para duas empresas da Fortune 500, uma de consultoria – a Big Four – e em startups de alto impacto.

June Bolneo

Globalization Lead – Grow Remote

How Grow Remote is using remote jobs to repopulate rural areas
June Bolneo é uma apaixonada defensora do trabalho remoto, modelo em que trabalha há 7 anos. Enquanto Chapter lead na Grow Remote, o seu principal objetivo é transmitir às pessoas os benefícios de trabalhar remotamente e prepará-las para o futuro do trabalho nestes moldes. Desde 2012 que ajuda particulares e empresas que estão interessadas em contratar remotamente. Recentemente formou o WorkRemote para apoiar as empresas no processo de adaptação das suas equipas à cultura de trabalho remoto.

Daniela Gonçalves

Account Manager – WEbrand Agency

Desafios, Oportunidades e Obstáculos de trabalhar numa empresa remota em Portugal
Daniela Gonçalves é copywriter e account manager na WEbrand Agency, a primeira agência em Portugal exclusivamente remota. Enquanto jornalista, pelo Instituto Politécnico de Coimbra, passou pelo Jornal de Negócios, Expresso e outros órgãos de comunicação social locais. Como marketer, pela mesma instituição, trabalhou com marcas como a American Tourister, Cavalinho, Porto Editora, Cofina Eventos e Restart. Colabora atualmente com o portal Doutor Finanças, enquanto content writer. Há cerca de meio ano que trabalha remotamente na WEbrand Agency, um desafio totalmente novo mas que resultou bem muito graças às suas competências de comunicação.

Angelique Slob

Founder – Hello Monday

Developing Remote Strategies for your company
Angelique é fundadora e estratega de Cultura e Recursos Humanos na Hello Monday Club, uma agência de consultoria que ajuda empresas tech a desenvolver novas e futuras formas de organização. A Hello Monday apoia a transição para espaços de trabalho remotos ou híbridos. Angelique já trabalhou em várias empresas de renome como responsável de Recursos Humanos. Em 2017 fez parte do The New Way of Working, um movimento alemão para criação de espaços de trabalho flexíveis. Acabou por deixar o universo empresarial para seguir a sua missão de trazer mais liberdade aos espaços de trabalho. A combinação de 15 anos de experiência em Recursos Humanos e Gestão de Mudanças, uma formação académica sólida, com bases de Sociologia Organizacional e experiência remota com empresas de tecnologia, tornam Angelique numa das profissionais mais especializadas na sua área. Angelique lançou a sua própria empresa, 100% remota e agora é possível encontrá-la entre Amesterdão, Lisboa e uma qualquer cidade do Brasil.

Filipa Lacerda

Senior Frontend Engineer – Gitlab

Remote Only – How is it to work at GitLab

Filipa Lacerda é Senior Frontend Engineer na GitLab, mentora e speaker internacional. O desejo de regressar à cidade natal, sem ter que desistir de uma carreira desafiante, tornou o trabalho remoto uma necessidade. Atualmente, trabalha de forma remota e gere um espaço de cowork entre amigos, em Aveiro. O seu trabalho segue a mesma filosofia da empresa onde trabalha: público por defeito. As suas talks, workshops e podcasts estão disponíveis na sua página pessoal em filipa.gitlab.io. Licenciada em Novas Tecnologias da Comunicação, pela Universidade de Aveiro, e com Mestrado em Comunicação Multimedia, também pela Universidade de Aveiro.

Joana Sá

Founder – XO Digital Studio

Cria a tua carreira de sonho – Um boost no bem-estar e criatividade

A Joana é uma empreendedora apaixonada pelo Desenvolvimento Pessoal e Bem-estar que inspira diariamente pessoas para criarem a sua marca pessoal e a carreira dos seus sonhos. Trabalhou 6 anos em agências de comunicação com clientes como a Schweppes e o MEO Altice. Hoje em dia, faz mentoria em Desenvolvimento Pessoal e Profissional e gere o XO Digital Studio, um estúdio de Comunicação e Design 100% remoto do qual é co-owner. Também é co-fundadora do Clube Meu Bem, o primeiro Clube de Desenvolvimento Pessoal em Portugal. Agora, com a missão de normalizar o Trabalho Remoto em Portugal, é Co-Fundadora do Remote Shift.

Gonçalo Hall

Founder – Remote Work Movement

Trabalho remoto, nomadismo digital e o futuro do trabalho

O Gonçalo Hall é nómada digital e apaixonado pelo trabalho remoto, com todas as possibilidades que este modelo oferece a empresas e particulares. Trabalhou na Remote-how, onde ajudou a normalizar o trabalho remoto em diversos mercados. Mais recentemente lançou o projeto Remote Work Movement, um podcast e serviço de consultoria para empresas que querem trabalhar remotamente. Depois de um ano no sudeste asiático em países como Bali, Vietnam e Tailândia, o Gonçalo acabou de aterrar em Portugal para a organização do Remote Shift. O seu objetivo é ajudar a promover, implementar e desenvolver o trabalho remoto entre empresas e profissionais portugueses.

Charles Kergaravat

Head of international marketing – Klaxoon

Digital tools – Collaboration & Efficiency for Remote Work

Charles Kergaravat é head of international marketing na Klaxxon, uma empresa premiada que está a mudar a forma como os negócios exploram o potencial das equipas. Isto através de soluções pensadas para tornar as reuniões mais eficientes e as práticas laborais mais colaborativas. Charles trabalha com executivos das empresas da Fortune 500 e com investigadores académicos, para ajudar a compreender, prever e implementar as transformações que acontecem em organizações do mundo inteiro, com vista no Futuro do Trabalho. Tem conduzido múltiplos estudos para mensurar o efeito que estas novas formas de trabalhar e respetivos espaços têm na inserção de pessoas, nos lugares e na tecnologia.

Charles está muito ativo no meio tecnológico: trabalha com startups, aceleradoras e incubadoras de negócios, para promover o empreendedorismo e a inovação. Antes de trabalhar com a Klaxoon, Charles trabalhou mais de 15 anos em Wall Street para a Societe General e para a Lehman Brothers. Em 2008, lançou a Velo4Cure para angariar fundos para a investigação do cancro e completou 3007km solidários na Volta à França em bicicleta.

Frederico Lucas

Coordenador – Novos Povoadores

Repovoamento ou novo nomadismo?

Frederico Lucas é empreendedor social na área da competitividade territorial e orador motivacional de empreendedorismo.

Diretor Executivo da APMRA – Associação Portuguesa de Marketing Rural e Agronegócio e Coordenador do Programa Novos Povoadores, organização que patrocinou a instalação de 164 empresas em território rural e gerou 216 novos postos de trabalho em Meio Rural.

No Luxemburgo, através da empresa GROUS – Rural Investments Partners, desenvolve a captação de investimento para os territórios rurais portugueses, nomeadamente na área da indústria e hotelaria.

É editor do guia “Investir à la Campagne au Portugal”.

Paula Gaia

Head of Special Projects – Polar Insight

FLEX – O retrato da (in)flexibilidade laboral em Portugal

Paula Gaia juntou-se à Polar Insight em Lisboa em 2018 como Chefe de Projetos Especiais, dando início ao trabalho da empresa em Portugal.

Responsável pelos Relatórios de Tendências dos Cidadãos da Polar Insights, um dos seus trabalhos mais recentes é o FLEX – um estudo que investigou práticas flexíveis de trabalho em Portugal, em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa.

Uma estratega com 10 anos de experiência, tanto no lado do cliente como no lado da agência, possui enormes competências em pesquisa, branding e criação de conteúdos. Paula gosta de usar a pesquisa para ajudar clientes com objetivos específicos a criar estratégias mais inteligentes para se relacionarem com o público e comunidades que lhes são relevantes.

Kristiina Aljas-Saarma

Head of Sales – 1Office

How 1Office and e-Residency help you to become remote

Kristiina Aljas-Saarma é Head of Sales do grupo 1Office, fornecedor de serviços em vários países da União Europeia. A Kristiina tem um curso vocacional em gestão bancária, tendo trabalhado no SEB Ban antes de se mudar para a Bélgica por 3 anos.

Após regressar à Estónia, juntou-se à equipa 1Office há 8 anos e trabalha na empresa desde essa data. Além de ajudar clientes do todo o mundo a começar a sua empresa remota, a Kristiina participa em diversos projetos internacionais que visam melhorar a experiência dos seus clientes.